O que é o WordPress?
Segundo a Automattic, criadora do WordPress, Code is Poetry. Então o WordPress é amor. <3
WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web.
Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. O WordPress atingiu a marca de 30% dos blogs criados na internet. Ou seja, 1/3 do que é visto na internet é criado usando o WordPress.
No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos diferenciais.
WordPress.com versus WordPress.org
Muitas pessoas confundem o WordPress.com e o WordPress.org, mas cada um deles tem particularidades muito diferentes e que cada uma têm suas vantagem e desvantagens. Neste capítulo explico as diferenças entre as duas plataformas e indico os elementos para você escolher a melhor para seu site.
WordPress.com
A Automattic, criadora do código WordPress, oferece um serviço gratuito de hospedagem de blogs usando o mesmo software que distribui na versão .org, chamado de WordPress.COM. As vantagens do WordPress.com são as ter backups automáticos do seu blog, espaço ilimitado para bases de dados, software atualizado automaticamente, o apoio da comunidade através de fóruns de discussão, painel de administração e temas multi-idioma, estatísticas de tráfego básicas, monitorização de comentários e ranking.
O WordPress.com tem recursos bem limitados, e que inclui certas limitações, como a de poder escolher apenas alguns temas, ou a obrigatoriedade de incluir no rodapé o texto “Hospede seu blog com WordPress.com”, e ainda de restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP.
No entanto, é preciso lembrar que estão disponíveis, através de pré-pagamento, alguns upgrades tais como mais espaço para fazer o upload de arquivos ou a personalização de CSS. Tudo isso pode ser encontrado no painel de administração do blog, no menu “Upgrades”.
No WordPress.com você pode por exemplo criar um blog com o domínio padrão nomedoseublog.wordpress.com, mas também pode optar pela compra de um domínio próprio. Sendo registrado diretamente com o WordPress.com ou feito diretamente em alguma empresa registradora de domínios.
Uma grande limitação que a versão WordPress.com tem, é que você estará limitado a customizar o tema do seu blog, pois a plataforma não permite a utilização de CSS ou de JavaScript, a não ser que você adquira uma Conta Premium.
VANTAGENS DO WORDPRESS.COM:
- Sem instalação – Não requer qualquer tipo de instalação. Apenas terá de criar um conta e escolher um nome para o seu blog.
- Sem Custos – Não têm custos. Enquanto se mantiver com a versão mais básica tudo será gratuito. Nada o obriga a adquirir os pacotes Premium existentes.
- Não Necessita de Hospedagem – Esta versão fornece a hospedagem para o seu blog/site não sendo necessário gastar um dinheiro extra em hospedagem própria.
WordPress.org
O WordPress.ORG sempre foi um serviço bastante elogiado ao redor de todo o mundo já que possui recursos de extrema qualidade e profissionais.
Esta é a versão que atualmente muitos usuários e desenvolvedores profissionais escolhem para o seu blog/site. É a plataforma que eu indico para meus clientes.
Nesta versão, o software é totalmente gratuito e pode ser descarregado diretamente no site ou instalado automaticamente pelo seu Panel de controle (cPanel ou outro) de sua Conta de Hospedagem. Estão ainda disponíveis milhares de Plugins e Temas gratuitamente que você pode descarregar e que complementam a ferramenta.
Para usufruir do WordPress.org você precisa possuir uma Hospedagem para seu blog, além do registro obrigatório de um domínio próprio. Com tudo isso feito, você está apto a obter um blog/site profissional com tudo que tem direito, desde a personalização/criação de temas, como a instalação ou criação de plugins para o seu próprio blog.
VANTAGENS DO WORDPRESS.ORG:
- Fácil instalação – Disponibiliza o download de todos os arquivos necessários para a instalação no seu serviço de hospedagem. Atualmente os próprios serviços de hospedagem disponibilizam a opção de instalação rápida por meio do seu cPanel e ainda é possível instalar o WordPress em subdomínios.
- Total Controle – Fornece total controle sobre o seu blog ou site através do seu software, e isto não é possível usando o WordPress.com.
- Customizável – Pode mudar o design do seu site alterando temas, alterando e melhorando o código, ou comprando um dos muitos temas WordPress Premium existentes no mercado. Existe ainda os Plugins que adicionam novas funcionalidades ao seu blog. São milhares e quase todos gratuitos e fáceis de instalar.
- SEO – Talvez o ponto de maior relevância. O WordPress é atualmente uma das melhores plataformas existentes para quem procura uma boa classificação nos motores de busca. O software WordPress foi ao longo dos anos aprimorado para ser o melhor de todos e com a adição de plugins.
Qual é a versão mais indicada para utilizar em meu blog/site?
Acredito que a escolha vai de acordo a necessidade de cada um, se quer apenas um blog pessoal sem pretensão nenhuma de crescimento ou de estudo de suas métricas, siga para o WordPress.com.
Caso você tenha pretensões maiores com o site, seja ele pessoal ou de sua empresa/negócio, e deseje ter total liberdade na edição e configuração, aconselho a ter sua hospedagem e domínio próprio e instalar o WordPress.org.
O que você achou deste conteúdo?