O principal motivo da sua loja virtual existir é gerar vendas, certo? Então você deve tornar o design do seu site tão amigável quanto possível.
Quando você está vendendo produtos on-line, seu site é mais do que apenas sua casa online, é sua primeira impressão, seu fator de confiança, sua caixa registradora e seu serviço ao cliente, tudo em um. É basicamente o seu empregado mais valioso.
Seu site de comércio eletrônico não dorme, não pede férias, não fica doente. Funciona 24 horas por dia, exibindo sua marca e produtos para o seu público ideal … dia e noite, mesmo quando você está confortável na cama dormindo. Isso exige muito planejamento, trabalho, manutenção, cuidados com segurança e ajustes constantes. Você está fazendo tudo certo. Então, porque você não está vendendo?
Se este é o seu caso, verifique se você não está cometendo um desses 9 erros de design de lojas virtuais. Eles são muito comuns, mas podem ter um impacto negativo enorme em seu negócio.
1. Qualidade de imagem ruim
Este é o maior problema encontrado nas lojas virtuais hoje em dia.
A melhor parte sobre comprar on-line é que você não precisa sair de sua casa … ou mesmo de dentro do seu pijama. A pior parte sobre compras on-line é que você não pode segurar e inspecionar fisicamente o produto antes de comprar. É por isso que você precisa de fotos de alta qualidade de seus produtos.
Os seres humanos são seres visuais. Processamos imagens 60000x mais rápidas que o texto. Imagens vendem.
Use isso para sua vantagem em seu site. Forneça vários ângulos de seus produtos, variações de cores ou opções. Não carregue uma pequena foto e espere que as pessoas se apresentem e clique no botão “adicionar ao carrinho”. Você quer que eles possam ampliar as fotos e ter a sensação de “segurar e inspecionar” antes de comprar.
Criar vídeos, unboxes dos produtos que você vende para mostrar como é a embalagem e o que o cliente pode esperar é um detalhe a mais.
2. Descrições de produtos confusas
Suas páginas de produtos são uma peça importante da venda online. Eles atraem seus clientes e conversam com eles para comprarem o seu produto. As descrições combinadas com imagens de alta qualidade permitem que os visitantes do seu site experimentem o produto sem ter que segurá-lo.
Adicione uma pequena personalidade às descrições. Seja envolvente e informativo. Diga-lhes como seu produto irá resolver seus problemas e por que é tão incrivelmente incrível.
Não estou dizendo para você escrever um romance para cada um deles, mas você precisa dar aos seus consumidores os detalhes que eles precisam para fazer uma compra inteligente.
Se você está recebendo muitas devoluções de seus produtos on-line, talvez queira revisitar as descrições de seus produtos e verificar se descreve com precisão e de forma clara. Peça a um membro da equipe, colega, membro da família ou amigo para dar a sua opinião sobre as descrições de seus produtos. Às vezes, tudo o que você precisa é um segundo par de olhos para fazer os ajustes corretos.
3. Falta de Informação ou informação confusa
Quando você está vendendo produtos on-line, a maior parte do tempo seu site é a única impressão que você conseguirá causar aos seus clientes.
Quando você tem uma loja online, você não tem a chance de conhecer todos os seus clientes. Você não tem a chance de apertar a mão e se apresentar. Você tem que ganhar sua confiança e se tornar crível virtualmente. Então, o seu site deve ser limpo, atraente e direcionar seu cliente ideal.
- O que você deve evitar no seu site?
- Confusão, design desatualizado, cores que não tem relação com sua marca;
- palavras com erros ortográficos ou gramática ruim;
- imagens de baixa qualidade;
- confundir a mensagem e o estilo da marca;
Confiança e credibilidade são dois componentes gigantes do mundo das compras online. E o seu cliente precisa confiar em você a partir da aparência e navegabilidade de sua loja, das informações prestadas. As pessoas compram coisas de outras pessoas em quem confiam.
4. Processo de Check-Out Complicado
Quando seu cliente terminar de navegar no seu site, adicionar o(s) produto(s) que deseja ao carrinho e começa o processo de pagamento, evite forçá-lo a preencher 10 etapas adicionais desnecessárias.
Quanto mais tempo o processo de check-out, menor as conversões. Quanto mais confuso o processo de check-out, menor as conversões. Não complique o processo.
Várias páginas de pagamento e design deficiente resultarão em pessoas que saem de transação intermediária e perda de vendas para você. Ofereça, se possível, uma opção “Comprar como visitante”, para que os usuários que não desejem criar uma conta não sejam obrigados a fazê-lo.
5. Não ser responsivo
Certifique-se de que o seu site seja responsivo para dispositivos móveis. Na sociedade de hoje, o número de usuários que compram produtos através de dispositivos móveis está aumentando rapidamente.
Ter um site amigável para dispositivos móveis é tão crucial para a experiência de navegação do seu usuário que os motores de busca, como os sites do Google penalizam os sites não otimizados para dispositivos móveis. Isso significa que, nos resultados de pesquisa, o seu site e produtos compatíveis com dispositivos móveis do seu concorrente estariam listados antes do seu, se o seu site não for amigável para dispositivos móveis.
Não tem certeza se seu site é compatível com dispositivos móveis? Use o Google Pagespeed e confira seu domínio.
6. Navegação com muitos itens
Ter muitas opções ou descrever categorias também vagamente são os dois erros de design mais comuns em lojas virtuais. Se seus clientes não conseguem encontrar o que estão procurando rapidamente e facilmente, eles sairão do seu site.
- Qual é a melhor maneira de otimizar sua navegação?
- Pense no seu consumidor ideal.
- O que eles estão procurando?
Organize o seu menu e as opções de navegação para permitir que eles cheguem aonde eles precisam estar na menor quantidade de cliques possível.
Outra boa maneira de reduzir a frustração de encontrar coisas é adicionar uma barra de pesquisa ao seu site. (Isto é especialmente útil se você tiver uma tonelada de produtos). Deixe os visitantes do seu site procurar o que eles querem, para que possam encontrá-lo facilmente e em seguida, dirigir-se ao processo de pagamento.
Quanto menos complicado você fizer todo o cenário, mais conversões você terá.
7. Suporte ao cliente
O maior tiro no pé é não ter formas de contato direto com você na sua loja virtual.
Só porque os consumidores estão comprando on-line não significa que eles não tenham dúvidas. Facilite as pessoas para obter soluções para seus problemas de compra e permita que façam perguntas ao longo do caminho.
Você não precisa de um centro de atendimento completo para o seu serviço ao cliente, especialmente se o seu negócio é somente você, mas você deve ter um número de telefone ou endereço de e-mail disponível para que as pessoas entrem em contato com você e verifique esse e-mail regularmente.
Colocar os detalhes da sua localização também é uma ótima coisa para adicionar ao seu site. Você pode ser uma loja online, mas às vezes os clientes gostam de saber onde você está localizado ou de onde você estará enviando. Esta pequena informação pode fornecer aos seus clientes um pouco mais de confiança na sua marca ou ajudá-los a considerar acordos de transporte internacional.
Hoje em dia você pode oferecer alternativas, como a caixa de mensagens do Facebook, ou o WhatsApp e o Telegram.
8. O carregamento demora muito
As pessoas deixam sites se eles demoram muito para carregar. Os usuários do site são impacientes, especialmente quando fazem compras on-line.
Se você tem uma grande loja de comércio eletrônico, a quantidade de conteúdo e imagens que o navegador do visitante deve carregar pode ser absurda.
• Verifique se o seu site está hospedado em um servidor de qualidade.
• Certifique-se de que todas as suas imagens de alta qualidade estão otimizadas.
• Certifique-se de que seu design e tema não estão diminuindo o tempo de carregamento.
• Certifique-se de ter uma configuração de plugin de cache corretamente.
A culpa de um site lento pode ser motivada por inúmeras coisas. Se você não tem certeza sobre a velocidade do seu site, use esta ferramenta gratuita de velocidade do site.
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9. Um Pop-Up incomoda muita gente…
Pop-ups são conhecidos por aumentar as conversões, mas também por irritar os consumidores. Se for para ter um pop-up em seu site, tenha certeza de que está fazendo isso direito.
As janelas pop-up são uma ótima maneira de obter informações importantes sobre seu consumidor ou dar alguma informação como uma promoção, mas certifique-se de que o seu pop-up não esteja sendo disparado incessantemente ou não dando a chance para o usuário fechá-lo.
Nada é pior do que ir para um site pela primeira vez e mesmo antes de começar a navegar nos produtos ou verificar a empresa, você é atingido com um “Hey, você quer um desconto?”
É claro que eu quero, mas deixa eu conhecer a loja primeiro, dar uma olhada nos produtos… eu nem sei ainda se tem algo que eu queira ou se eu gosto de alguma coisa aqui, por favor, me dá um minuto para descobrir?
É basicamente quando você entra em uma loja pra ver se a sua mãe já terminou de comprar aquela calça e vem um vendedor correndo até você no meio da loja de departamentos assim que entrou na porta, perguntando se você precisa de ajuda. Calma, eu nem sei mais porquê eu estou aqui… *olha para os lados*
Tamanho e fechar: quão grande é o seu pop-up? Se não for otimizado para celular e for muito grande para a tela, você pode estar impedindo seu visitante de conhecer o site ou navegar por ele.
Eu já cansei de entrar em sites onde eu precisava comprar algo e o pop-up simplesmente me impediu de continuar a compra, pois ele abria até mesmo na página de check-out. Como assim?
Ter um pop-up super-mega-uber-grande sem uma óbvia opção “Sair” ou “Fechar” é pedir aos seus usuários para ficarem irritados e saírem do site, e não queremos isso. Queremos que os consumidores se sintam felizes e permaneçam, fiquem, e comprem. E cumpram o objetivo do site.
Se você estiver em dúvidas sobre manter muitos pop-ups, confira esse artigo do Google que desencoraja o uso de pop-ups (em inglês).
Conclusão
Se você é novo no mundo do comércio eletrônico, ou você está procurando atualizar e ajustar sua configuração atual, certifique-se de evitar esses erros. Eles podem diminuir consideravelmente o número de pessoas que compram na sua loja virtual!
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Aviso legal: Este artigo é uma compilação de experiências próprias e fatos observados pela autora. Agradecimentos ao site Mariah Magazine pela inspiração e dados para a postagem.
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