O conceito de Mindful Marketing é amplo, mas tem muito a ver com a forma com a qual um produto ou serviço é apresentado e de que forma ela molda o comportamento do usuário. É muito mais embasada na psicologia do que no marketing em si, pois tem relação com as mudanças externas e internas do indivíduo que consome e que produz este tipo de serviço ou produto.
O Mindful Marketing combina mensagens e valores humanos significativos, e resulta em consumo consciente e sustentável.
O Mindful Marketing não se preocupa em produzir novas embalagens para o mesmo produto criado há anos somente para a prática do aumento de preço. Assim como não se embasa no poder, dinheiro, sucesso fácil, egocentrismos. Não vende ilusões, não cria necessidades hedonistas e supérfluas.
Mas sim passa a aceitar e compartilhar responsabilidades reais, a assumir culpas quando existirem e é ética nas suas promessas.
Em poucas palavras: O objetivo do marketing é criar trocas mutuamente valiosas. . . valiosa para produtores, consumidores e outras partes interessadas. Para criar valor para todas as partes interessadas, o marketing deve ser bem feito. . . cuidadosamente planejado e bem executado. O marketing deve também fazer o bem. . . deve reforçar valores que sustentam e fortalecem a sociedade. Mindful Marketing é o marketing que faz bem e te faz bem – que cria valores e defende estes valores.
No Mindful Marketing, temos a apresentação da mensagem para o usuário na sua totalidade, promovendo a interação entre o usuário, o consumidor, e o produto ou serviço que está sendo oferecido. Existe a condição básica de agregar valores humanos ao produtos e serviços, associa-se ao marketing cidadão, ao marketing social, em um sentido mais amplo.
Infelizmente o marketing e vendas em nosso país é visto como “coisa de malandro”, um mal necessário para vender produtos e serviços utilizando de facetas escusas e de ferramentas forçadas, fazendo com que muitas pessoas evitem o assunto.
Mas o Marketing é, antes de mais nada, comunicação. E quando a comunicação é feita de forma clara e verdadeira, a visão de que vender seu produto, vender seu serviço, deixa de ser algo pejorativo e passa a ser a forma com que as pessoas encontram aquilo que procuravam. A ajuda que precisavam.
Problemas inerentes a marketing como consumo desenfreado e a divisão criada pelo consumo entre aqueles que têm e aqueles que não têm são questões importantes a serem debatidas. Muitas organizações têm conseguido oferecer produtos e serviços que fazem a diferença porque são melhores em qualidade, contribuem de alguma forma com a sociedade ou com o meio ambiente, e oferecem ambientes de trabalho mais humanos. Mas por mais que o profissional de marketing tenha a perspectiva do marketing consciente em suas ações, só haverá ações concretas se a empresa for consciente e se os seus valores centrais basearem-se em um propósito maior e na integração dos interessados.
Mindful Marketing é o marketing efetivo e ético
Marketing Efetivo cria valor para os interessados.
- Segue as necessidades do usuário;
- Cumpre com seus objetivos e segue seus propósitos e valores;
- Beneficia outras pessoas além do usuário, como os seus empregados, investidores, até mesmo a família e a sociedade.
Marketing ético aumenta dentro da sociedade os valores de um produto/serviço como sendo:
- Decente;
- Honesto;
- Respeitoso;
- Justo;
- Sustentável.
Se você se identificou com estes valores, o Mindful Marketing é a sua direção.
Fontes:
- Marketing Consciente
- Implantando Marketing (link direto removido pois o site apresenta malware neste momento)
- Mindful Marketing
O que você achou deste conteúdo?