O WordPress é uma ferramenta incrível para a publicação de blogs e websites. Somente ele, em seu código limpo, já é maravilhoso e fácil de usar. Usar plugins então? Só melhora as suas funções, e para mim existem alguns plugins essenciais aos quais eu gosto de trabalhar.
Mas… como um aplicativo instalado em seu celular ou tablet, um plugin utiliza memória de seu servidor, e excesso de plugins podem diminuir o desempenho e carregamento de seu website. Os plugins certos podem deixar seu website com novas funções, melhorar sua segurança e aumentar a sua velocidade de carregamento se bem utilizados.
Neste post eu vou listar os 10 plugins que são essenciais para mim, e explicando o porquê!
Mas por onde começar?
Existem mais de 40 mil plugins atualmente no Repositório do WordPress. Sem contar plugins pagos, que não são listados no Repositório, mas podem ser encontrados em Marketplaces, como o CodeCanyon e o Creative Market.
É bem difícil encontrar um plugin que satisfaça a sua necessidade, pois existem muitas escolhas. O plugin exato depende muito da demanda do seu projeto e o que você precisa que o plugin faça para você.
Como escolher um plugin?
Independente da função que você precisa, sempre leve em consideração:
- A data do plugin. Plugins com mais de um ano de existência não são recomendados.
- Plugins incompatíveis com a última versão do WordPress: se você quiser um site inseguro e que pode quebrar no carregamento, vá em frente e instale um plugin desses. Só não diga que não avisei!
- Plugins com comentários ruins: sempre olhe os comentários sobre o plugin. Muitas vezes você só vai descobrir que um plugin tem um problema por conta da comunidade. Eles elogiam sim, mas são críticos ferozes de plugins ruins.
E qual é a dessa lista?
Existem muitos plugins? Sim! Mas na minha vida internética de front-end e super fan de WordPress existem alguns plugins que, para mim, são imprescindíveis para um website funcionar 100%. Eles são a primeira coisa que eu instalo depois de instalar o WordPress, nem sempre um site leva todos eles, mas a sua grande maioria (isso depende muito do escopo do projeto, do servidor que será instalado – alguns não aceitam o W3 Total Cache).
Aqui vai a minha lista pessoal de plugins essenciais:
YOAST SEO
Usado para melhorar seu SEO para os sistemas de busca. Ou seja, deixar ele melhor escrito para o Google te ‘ler’ melhor.
O Yoast praticamente criou o termo SEO nas interwebs. Existem muitas opções de plugins de SEO por aí, mas o Rei do SEO é e sempre será o Yoast.
Muita gente, mas muita mesmo, critica o plugin, critica os desenvolvedores, falam que o plugin é difícil de usar, mas na realidade ele é super fácil. É só ter um pouco de paciência em aprender. E claro, ter paciência para otimizar o seu conteúdo.
O próprio plugin tem diversas ferramentas inclusas, como sitemap XML e SEO Checker, evitando que você tenha que baixar mais plugins para isso.
Mas o que eu mais gosto é do Snippet editor. Ali você analisa seu conteúdo, as palavras-chave, e ele te dá o rankeamento do seu conteúdo ali mesmo! E ainda tem a parte de SEO para Redes Sociais, te dando a opção de gerenciar como que os seus posts serão compartilhados no Facebook, Twitter, Pinterest e Google+.
Preço: ele tem a versão gratuita e a versão Pro.
W3 TOTAL CACHE
O que falar desse plugin de cache que eu conheço bem e tanto amo?
Usado para melhorar o desempenho do seu site.
Um site lento é chato pacas. E leva ao usuário a simplesmente fechar a sua página. É ruim para o SEO. É ruim para o algoritmo do Google calcular sua velocidade de carregamento. E sim, um site lerdo afeta o seu posicionamento na busca.
W3 Total Cache, como o nome diz, é um plugin de cache. O que é um plugin de cache? Bom, ele vai simplesmente criar uma cópia estática das suas páginas do WordPress (HTML) e mostrar ela para o leitor. Ao invés de carregar tuuuudo outra vez, cada vez que alguém carrega uma página sua.
O plugin aumenta a velocidade de carregamento, diminuindo o tempo de download de seus arquivos de mídia (imagens, CSS, JS) e integra seu site com CDN (Content Delivery Network) de forma amigável e transparente.
A desvantagem é que o plugin é muito técnico e bem chatinho de configurar para usuários inexperientes. Felizmente os servidores tem, normalmente, as configurações certas para cada servidor. Basta pedir para o suporte técnico a melhor configuração para seu servidor.
Agora, se você quer evitar qualquer problema em configuração, o plugin WP Super Cache é uma alternativa. Criado pela Automattic, a desenvolvedora do WordPress, é super simples de usar. Só instalar e limpar o cache toda vez que você alterar algo no seu site. O restante vem pré-configurado.
Seja qual for sua escolha no assunto, faça o teste. Entre no GTmetrix para testar a velocidade de seu site. Siga as instruções que o GTmetrix te fornecer para corrigir erros do site. Depois, instale o plugin de cache. Refaça o teste. Qual foi o seu resultado?
Preço: O W3 Total Cache tem a versão gratuita e Pro. O WP Super Cache é gratuito.
WordFence
Usado para a segurança do seu website.
Cada pessoa tem suas preferências. Inclusive plugins de segurança. Eu gosto muito do WordFence porque, além do Firewall, ele tem uma opção de Live Traffic, mostrando todos os IPs que acessam o seu site em tempo real.
Assim você pode monitorar quem acessa e evitar engraçadinhos tentando derrubar seu site, bloqueando o acesso imediatamente.
A interface não é lá grandes coisas. Algumas funções são bem chatas de configurar manualmente. Mas o Scan é excelente e o Live Traffic, pra mim, é a melhor coisa do mundo dos plugins de segurança.
O Scan cria um inventário de tudo o que tem no seu site na hora que você roda o plugin pela primeira vez. Ele verifica se os arquivos do seu WordPress tem alterações, e é muito bom se o seu site já está infectado, pois ele mostra o que deve ser feito para corrigir.
Se alguém tenta forçar a entrada no seu site usando diversos logins diferentes para enganar o banco de dados (via ataque DDoS ou hacking attempt por bots), o sistema vai bloquear aquele IP, impedindo o maluco de entrar no seu site e parar de usar memória do seu servidor (sim! Grandes quantidades de login attempts podem derrubar o seu PHP e deixar seu site off-line).
Preço: ele vem na versão gratuita ou na versão Pro (que custa $8 por mês)
AKISMET
Usado para bloquear comentários de SPAM
Ele vem pré-instalado no WordPress por uma boa razão. O plugin automatiza a prevenção de comentários feitos por bots ou tentativas de hacking via formulário de comentários. Sem isso, seu blog pode ter um despejo infinito de comentários inúteis feitos por bots e lotar o seu banco de dados com lixo spâmico.
O plugin marca os comentários suspeitos e envia-os para uma lista, para o caso de você querer conferir se não tem nenhum leitor com email estranho por ali, mas que fez um comentário válido.
Se você quiser ser radical, tem a opção de mandar tudo que for bizarro direto pra lixeira. Bota fogo em tudo!!! =)
Preço: gratuito para blogs ou sites pessoais. Você pode fazer uma doação se quiser, na hora do seu cadastro.
SIMPLE SOCIAL ICONS
Usado para compartilhar suas redes sociais em seu site, criando engajamento.
Ele mostra ícones que levam para as suas redes sociais. Você pode customizar a cor, tamanho e bordas do ícone para combinar com as cores do seu site. Atualmente, o plugin suporta:
- Bloglovin
- Dribbble
- Flickr
- Github
- Google+
- RSS
- StumbleUpon
- Tumblr
- Vimeo
- YouTube
O valor é gratuito.
Contact form 7
Plugin para criação de formulários de contato em geral.
Ele exige um pouco de habilidades em CSS e HTML para gerar o formulário e o email de recebimento, mas tem excelentes tutoriais no site do plugin te explicando como fazer isso.
Também tem integração com o Captcha, dando maior segurança para o seu site.
Como alternativa gratuita, ele é muito bom, e integra-se ao Contact Form DB, salvando todos os e-mails enviados pelo seu site em seu banco de dados (para o caso do seu servidor falhar na hora de enviar os e-mails para você).
Existem as alternativas pagas, como o Ninja Forms e o Gravity Form. Mas eu não os testei a fundo, portanto não posso falar sobre o que eu não conheço tão bem assim.
Preço: gratuito
Disqus Comment System
Plugin para comentários usando login de redes sociais.
O sistema de comentários do WordPress é lindo e funciona muito bem, mas é restrito em questões de segurança ou de permitir login social, usando a sua rede social favorita.
O Disqus, além de proteger o seu site contra hacking attempts usando campos de formulário (sim, existe isso), ainda permite que seu leitor comente em seu site usando a sua rede social preferida como login.
Vale lembrar que, se você usar o Disqus, não existe a necessidade de se instalar o Akismet.
Preço: gratuito. Eles aceitam doações e tem até um programa de afiliados, onde você instala um plugin de links relacionados no seu site e você ganha uns troquinhos por ali.
Genesis eNews Extended
Então, por eu usar muito o Genesis Framework, eu faço o uso dessa widget para captura de e-mails. Conecto com o Mailchimp ou com o feed do site para entregas com um layout mais legal, configuro o CSS dele conforme eu quero. Segundo o autor, o plugin funciona também sem ter o Genesis, mas confesso que nunca tentei.
Preço: Gratuito
Google Analytics Dashboard para WP
Muita gente vai me criticar por isso, mas para usuários com pouca experiência, este plugin é essencial sim. Ele permite que o usuário tenha acesso aos resultados do Google Analytics de dentro do seu painel do WordPress, com dados de fácil leitura.
Ele ocupa um pouco a mais de memória que eu gostaria, mas para alguns usuários sem experiência alguma e que estão iniciando, ele é muito bom e importante para o aprendizado.
Preço: gratuito
10. Regenerate Thumbnails
Ele refaz a sua biblioteca de imagens conforme as especificações do tema que você está utilizando.
Por exemplo, você trocou de tema, limpou o cache do seu site e do navegador e mesmo assim as imagens aparecem todas bugadas? Roda esse plugin!
Ele vai refazer todos os tamanhos das imagens e deixar tudo compatível com seu novo tema.
Só aviso: depois de rodar o plugin, desabilite ele e, se possível, remova-o. Assim vai economizar um espacinho no seu servidor.
Preço: gratuito.
E então?
Existe algum plugin do WordPress que você simplesmente não consegue viver sem? Eu adoraria ouvir sobre isso nos comentários abaixo!
Aviso legal: Este artigo é uma compilação de experiências próprias e ideias baseadas no post do site da Amanda Schoedel. Alguns itens foram mantidos e traduzidos da versão original, como as descrições de alguns plugins, mas a lista foi montada baseada na experiência da autora.
O que você achou deste conteúdo?