segurança

A importância de manter seu site WordPress atualizado e seguro

Neste artigo, vamos explicar porque é crucial que você sempre usar a versão mais recente do WordPress.

Cada vez que uma nova atualização do WordPress sai, recebemos vários e-mails de usuários perguntando se é seguro atualizar seu site WordPress. Você também se pergunta se você deve atualizar o WordPress para a versão mais recente? Quer saber os prós e contras da atualização do WordPress?

O WordPress é um software de Código Livre e é desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores. Com cada nova versão, a equipe corrige bugs, adiciona novos recursos, melhora o desempenho e aprimora os recursos existentes para manter seu site atualizado com os novos padrões da indústria e da segurança como um todo. Assim, em outras palavras, quando você não atualiza seu site WordPress, você está arriscando a segurança do seu site e perdendo novos recursos e melhorias.

O problema é que você precisa atualizar seu software para poder tirar proveito de cada correção, e muitos sites não se preocupam com eles. Na verdade, quando um site WordPress é desligado do servidor por conta de segurança ou se o seu site ficou offline de repente, é quase certeza que a culpa é de um WordPress desatualizado.

Os problemas possíveis em uma atualização mal planejada

Manter o WordPress atualizado nunca foi tão fácil, mas você deve seguir com um pouco de cautela. Basta um único clique para atualizar seu site, mas se algo der errado você pode acabar com um pouco de problemas. Como por exemplo, acontecer a tela branca do desespero ou o seu site simplesmente ficar fora do ar.

Está se tornando raro um upgrade causar problemas hoje em dia, mas quando isso acontece, pode ser bastante difícil de recuperar. Um backup rápido feito anteriormente a atualização é o melhor salva vidas e deve ser feito toda vez que você for atualizar o WordPress, plugins ou temas.

Plug-ins e temas ultrapassados são outra questão, talvez maior, quando se trata de segurança. As atualizações do WordPress são amplamente divulgadas e fáceis de atualizar, enquanto encontrar uma atualização para um plugin ou um tema pode ser um pouco mais desafiador e, assim como o núcleo do WordPress, pode abrir seu site para uma invasão.

Atualizações de temas que foram editados sem a produção de um tema filho em geral são uma das causas de atualizações mal sucedidas. Muitos desenvolvedores editam o tema principal, esquecendo que sempre existem atualizações para o tema, e em toda atualização o código será sobrescrito, perdendo-se às vezes o site inteiro e tendo que refazer toda a estrutura do tema e as modificações novamente.

Os motivos pelos quais você DEVE manter seu site atualizado

1. Segurança

Segurança é sem dúvida a razão mais importante por que você deve manter seu site WordPress atualizado.

O WordPress atualmente é o software usado em mais de 25% de todos os sites do mundo. Devido à sua imensa popularidade, o WordPress é um alvo para crackers, distribuidores de código malicioso, ladrões de dados e para os engraçadinhos que acham que são crackers (estes são a maioria, infelizmente).

OBS: Hackers são os mocinhos, Crackers são os bandidos. Deixar claro isso aqui =)

Já que o WordPress é Open source , qualquer pessoa pode estudar o código fonte para aprender e melhorar. No entanto, também significa que os crackers podem estudá-lo e encontrar maneiras de quebrar sites.

Agora a parte boa é que os hackers não são ruins. Há muito mais bons hackers do que crackers, o que significa que especialistas em segurança em todo o mundo podem estudar o código e relatar corretamente os bugs/correções de segurança. Sempre que uma vulnerabilidade de segurança é relatada, a equipe principal do WordPress trabalha diligentemente para lançar uma atualização que corrige o problema.

Isso significa que se você não estiver usando a versão mais recente do WordPress, então você está usando software com vulnerabilidades de segurança conhecidas. Os crackers podem procurar por sites que executam a versão mais antiga, e você pode se tornar uma vítima de um ataque sofisticado.

Não apenas o núcleo do WordPress pode ser atacado, plugins também podem ser explorados por crackers, o que acontece muito. Você precisa ter certeza de que todos os seus plugins, temas e o próprio núcleo do WordPress estão sempre atualizados.

2. Novas funcionalidades legais

Cada lançamento importante do WordPress vem com novos recursos e alterações no software. Por exemplo, WordPress 4.0 veio com uma melhoria na instalação de plugins, a versão 4.1 introduziu edição de imagem inline, e a versão 4.2 veio com atualizações mais rápidas para plugins.

Agora, se você está usando uma versão mais antiga do WordPress, então a sua experiência WordPress é muito diferente do que alguém usando a versão mais recente.

Você terá dificuldade em encontrar a ajuda online do WordPress porque está usando uma versão mais antiga. Os usuários em fóruns de suporte WordPress sempre irão assumir que você está usando a última versão do WordPress.

3. Velocidade

Os desenvolvedores do WordPress estão sempre tentando tornar as coisas mais rápidas. Cada nova versão vem com várias melhorias de desempenho que fazem WordPress rodar  mais rápido e mais eficiente.

Por exemplo, o WordPress 4.2 melhorou o desempenho do carregamento do javascript para os menus de navegação e o WordPress 4.1 melhorou as consultas de busca mais complexas, o que ajudou no desempenho dos sites usando essas consultas.

Uma vez que a velocidade é um fator enorme em SEO, você deve definitivamente manter seu WordPress atualizado para garantir o máximo de benefícios de desempenho.

4. Correções de bugs

Apesar dos testes rigorosos dos principais lançamentos do WordPress, às vezes os bugs podem escapar das rachaduras. É por isso que existem lançamentos oportunos de WordPress menores (os com XXX) para explicar isso. Por exemplo, a atualização mais recente do WordPress 4.2.3 corrigiu 20 bugs da versão 4.2.

Agora, se você for em fóruns de suporte do WordPress pedindo ajuda, o primeiro conselho que você receberá é atualizar o WordPress porque isso pode corrigir o problema. Se você insistir em não atualizar o WordPress, então você será incapaz de receber ajuda.

5. Compatibilidade (ou NÃO)

Muitas vezes, os desenvolvedores de plugins e de temas coordenam suas atualizações com as principais versões do WordPress para garantir que estão aproveitando os novos recursos e aprimoramentos disponíveis. No entanto, em alguns casos, uma atualização pode quebrar seus plugins WordPress existentes se eles não estavam seguindo as melhores práticas e padrões de codificação.

É por isso que é fundamental que você mantenha backups do seu WordPress regularmente.

Em resumo

Para resumir, a única desvantagem é que em alguns casos raros o seu site vai quebrar. No entanto, o lado positivo é que você tem:

  • Melhoria da segurança do WordPress
  • Novas funcionalidades do WordPress
  • Experiência mais rápida do WordPress
  • Um site gratuito do WordPress
  • Melhor compatibilidade

Agora que você sabe por que é importante manter seu site WordPress atualizado, contate-nos para saber como podemos te ajudar a manter seu site funcionando e seguro.

Aviso legal: Este artigo é uma compilação de experiências próprias e partes traduzidas provenientes do site WP Beginner. Alguns itens foram mantidos e traduzidos da versão original, outras partes foram baseadas em fatos observados e acrescentados pelo autor.

Faça o seu público crescer e crie um negócio online rentável.

Receba conteúdos exclusivos!

Assine nossa lista e ganhe inicialmente o ebook “Dicas para construção de sites”.

Receba mensalmente nossas publicações, dicas de como administrar seu website, sugestões de temas e plugins e materiais especiais, feitos para quem está iniciando ou quer melhorar a administração de seu blog, site ou negócio online.